Com tantas contas online e senhas para lembrar, é fácil acabar usando senhas fracas ou repetidas, o que pode colocar sua segurança em risco. Um gerenciador de senhas resolve esse problema, guardando todas as suas senhas de forma segura e organizada. Com ele, você pode acessar suas contas sem precisar decorar várias senhas, além de garantir que elas sejam fortes e difíceis de serem descobertas por hackers.
Usar um gerenciador de senhas também facilita muito o dia a dia, pois ele cria senhas seguras para cada conta e as armazena de forma criptografada. Você só precisa lembrar de uma senha principal para acessar todas as outras. Além disso, muitos desses gerenciadores sincronizam suas senhas entre diferentes dispositivos, o que significa que você pode acessá-las facilmente em qualquer lugar — seja no computador, no celular ou no tablet.
Opções no mercado
Separamos algumas opções pagas e gratuitas para que você possa escolher qual a melhor opção.
- 1Password: fácil de usar, permite sincronizar entre dispositivos e oferece planos pagos com recursos extras, como compartilhamento de senhas e acesso de emergência.
- LastPass: tem uma versão gratuita boa, além de planos pagos com recursos como autenticação em dois fatores e armazenamento de senhas de aplicativos.
- Bitwarden: Gerenciador de código aberto, com uma versão gratuita ótima e planos pagos com recursos extras, como armazenamento de arquivos seguros.
- Dashlane: Oferece uma interface simples e recursos adicionais como monitoramento de segurança e alerta sobre senhas comprometidas.
- Keeper: Famoso pela segurança extra, como autenticação em dois fatores e proteção por biometria.
- Avira password manager: criado pela empresa do famoso antivírus Avira, é uma ótima opção para quem não quer gastar e ter um gerenciador básico e simples.
Conta para a gente nos comentários se você usa alguma dessas opções ou tem alguma dica de outros aplicativos que você recomenda para aumentar a segurança digital.