Se você sente que seu feed de notícias é controlado por algoritmos que decidem o que você deve ver, está na hora de redescobrir o RSS. Enquanto as redes sociais tentam prender sua atenção com notificações infinitas, o RSS entrega exatamente o que você escolheu seguir, sem filtros e sem anúncios invasivos.

O que é o RSS?

RSS significa Really Simple Syndication (Distribuição Realmente Simples). Imagine que, em vez de você visitar 20 sites diferentes todos os dias para ver se há novidades, esses sites enviam uma notificação para você assim que um conteúdo novo é publicado. É como assinar uma revista, mas de forma digital, gratuita e instantânea.

A história e o legado de Aaron Swartz

Não dá para falar de RSS sem mencionar Aaron Swartz. Aos 14 anos, ele foi um dos coautores da especificação do RSS 1.0. Aaron não era apenas um prodígio da programação, mas um defensor ferrenho da liberdade de informação e do conhecimento livre.

Sua participação no RSS reflete sua visão de uma internet descentralizada, onde o poder de escolha pertence ao usuário, e não a uma empresa centralizadora. Usar RSS hoje é, de certa forma, manter vivo o legado de um dos maiores ativistas da cultura livre.

Como começar a usar?

Para entrar nesse mundo, você precisa de um “Agregador de Feeds”. Existem várias opções, mas aqui na Sociedade Pinguim, gostamos do que é funcional e respeita sua privacidade.

No Android: Feeder

O Feeder é uma das melhores opções para dispositivos móveis.

  • Por que usar: É um software de código aberto (disponível no F-Droid e Play Store), tem um visual limpo, não possui rastreadores e permite organizar seus feeds por categorias. Basta copiar a URL do seu site favorito e ele encontrará o feed automaticamente.

No Desktop e Web:

  • Newsflash: Ele combina todas as vantagens de serviços baseados na web, como sincronizar todos os seus dispositivos com tudo o que você espera de um programa de desktop.
  • NetNewsWire: Um clássico absoluto para usuários de Mac e iOS.
  • Thunderbird: Sim, o seu cliente de e-mail favorito também é um excelente leitor de RSS!

Curiosidades sobre o RSS

  1. A “Morte” que não aconteceu: O Google tentou matar o RSS quando encerrou o Google Reader em 2013. Muita gente achou que era o fim, mas a tecnologia apenas voltou para as mãos da comunidade e de desenvolvedores independentes.
  2. Podcasts são RSS: Quase todo mundo ouve podcast hoje, mas poucos sabem que a base tecnológica que faz o seu app de podcast baixar o episódio novo é… um feed RSS com arquivos de áudio anexados!
  3. Privacidade: Ao usar RSS, você não “loga” no site que está lendo. Isso significa menos rastreio e menos cookies coletando seus dados de navegação.

Conclusão: Menos Algoritmo, Mais Curadoria

O RSS é o sistema operacional da leitura consciente. Ele exige que você escolha o que quer ler, mas te devolve o tempo perdido em feeds infinitos de redes sociais.

Dica

Sabia que a Sociedade Pinguim também tem um feed? Se quiser testar o seu novo leitor de RSS agora mesmo, adicione nosso link: https://sociedadepinguim.com.br/rss